É possível desaverbar tempo levado do INSS para o serviço público?

Muitos servidores públicos que levaram tempo de contribuição do INSS para o regime próprio (RPPS) se perguntam: será que é possível “devolver” esse tempo ao INSS, para utilizá-lo novamente lá?
A resposta é sim, existe a possibilidade de desaverbação — mas esse processo exige atenção redobrada e análise técnica cuidadosa.

O que é a desaverbação de tempo?

A desaverbação acontece quando o servidor retira do regime próprio (municipal, estadual ou federal) o tempo de contribuição que havia sido levado do INSS por meio da Certidão de Tempo de Contribuição (CTC).
Com isso, esse período volta a constar no RGPS (INSS), possibilitando ser usado para um benefício futuro naquele regime.

Qual a vantagem em fazer isso?

  • Evitar redução de proventos no RPPS: em alguns casos, os períodos de contribuição ao INSS, com salários menores, reduzem a média do cálculo da aposentadoria no serviço público.
  • Possibilidade de duas aposentadorias: ao devolver esse tempo ao INSS, o servidor pode planejar uma aposentadoria no regime próprio e, futuramente, uma no INSS, desde que cumpra os requisitos em cada regime.
  • Erro de planejamento: quando a averbação foi feita sem análise prévia, pode ser mais vantajoso rever a escolha antes de se aposentar.

Quais os cuidados necessários?

  1. Não é automático: a desaverbação precisa ser requerida formalmente ao regime próprio em que o tempo foi averbado.
  2. Não pode haver benefício concedido ou ter recebido vantangem pecuniária: se o servidor já se aposentou utilizando esse tempo, não há como devolvê-lo. Também não há possibilidade se houve recebimento de algum benefício, como abono de permanência.
  3. Impacto nos cálculos: retirar o tempo pode atrasar a aposentadoria no serviço público, por isso cada caso deve ser avaliado com simulações.
  4. Análise caso a caso: nem sempre desaverbar significa vantagem. Às vezes, mesmo reduzindo a média, o tempo é indispensável para completar requisitos no RPPS.

Conclusão

A desaverbação de tempo do INSS é possível e pode trazer benefícios estratégicos, como evitar perdas no valor do benefício ou até mesmo possibilitar duas aposentadorias.
Contudo, essa decisão deve ser tomada com planejamento previdenciário especializado, pois pode trazer consequências irreversíveis se feita de forma precipitada.

Precisa de ajuda?

Se você é servidor e tem dúvidas sobre averbação ou desaverbação de tempo de contribuição, nosso escritório está à disposição para analisar seu caso, realizar simulações e indicar a melhor estratégia previdenciária.

Compartilhe este artigo

Precisa de orientação jurídica?

Fale agora conosco, podemos te ajudar!

Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.